Além de mais confortáveis e saudáveis, absorventes e coletores reutilizáveis evitam o descarte de plástico e promovem o consumo mais consciente na rotina das mulheres

 

Os absorventes descartáveis contêm em sua composição cerca de 90% de plástico. Em tempos que pedem um olhar mais sensível para a geração desse tipo de resíduo, adotar outra solução para o período menstrual é uma atitude realmente necessária ao planeta. 

Cada mulher tem uma motivação mais forte para experimentar Ecoabs. Uma das mais comuns é justamente a vontade de reduzir a produção de lixo no período menstrual, deixando para trás os absorventes descartáveis – e, o que é muito importante, sem perder conforto, segurança e bem-estar!

Segundo o Instituto Akatu*, entidade que promove o consumo consciente, a reciclagem desse tipo de resíduo no Brasil é ainda embrionária, sem falar que sua produção emite gases de efeito estufa. Mas, o pior é que, de forma geral, o destino dos absorventes descartados são os aterros e os lixões, onde ainda podem contaminar o solo e os cursos d´água.

Não é bobagem nem exagero algum. Da puberdade à menopausa, a mulher tem cerca de 450 ciclos menstruais. Em números (assustadores!), podemos estimar o equivalente ao uso total de 10.000 absorventes descartáveis (ou 200 kg de lixo), que vão levar 400 anos para se decompor.

No site do Akatu, trocar os absorventes descartáveis pelos reutilizáveis está entre as 10 dicas selecionadas pelo instituto para reduzir a geração de resíduos nas cidades. Para a entidade, o mercado felizmente já oferece alternativas para que as mulheres tenham conforto durante o período menstrual sem agredir o meio ambiente. 

Segundo a entidade, essas alternativas são duráveis e evitam a geração de resíduos, reduzem os impactos da produção de novos itens descartáveis a cada mês e são mais econômicos financeiramente, pois eliminam a necessidade de novas compras a cada ciclo.

As três soluções Ecoabs (1- coletor menstrual, 2- lingerie absorvente e 3- absorventes reutilizáveis) oferecem, em média, uma vida útil de 5 anos. Isso equivale a 60 ciclos menstruais que, ao todo, evitam o descarte de 1200 absorventes no lixo.

Quer mais? 

Então, acompanhe 7 motivos que fazem Ecoabs ser também uma questão de consumo consciente:

  1. Porque reduz a quantidade de lixo não reciclável nos aterros e lixões;
  2. Porque diminui o custo das prefeituras com a coleta de lixo doméstico;
  3. Porque alivia o consumo de plástico (fabricado a partir de fontes de energia não renovável e grande fator de poluição dos rios e oceanos em todo o mundo);
  4. Porque, além de mais sustentável, as soluções Ecoabs possibilitam economia financeira. Na ponta do lápis, a menstruação sustentável garante uma economia entre 50% e 80%;
  5. Porque incentiva parcerias locais e o comércio justo;
  6. Porque cria trabalho e empregos ligados a uma economia mais verde;
  7. Porque gera reflexão sobre outros hábitos de consumo, criando um círculo virtuoso de novas atitudes.

E você, já se convenceu de que pode fazer a sua parte e experimentar Ecoabs também? 

 

* Instituto Akatu: www.akatu.org.br/dicas/residuos